Aqui se propõe uma interpretação e discussão acerca da gênese, desenvolvimento e afirmação do Candomblé da Bahia, do Vodu do Haiti e da Umbanda brasileira na história da América Latina, desde a diversidade de heranças vindas da África no contexto da escravidão negra e a criação de laços entre diferentes etnias africanas. O Candomblé é visto a partir do terreiro da Barroquinha, na complexa proximidade entre orixás e santos católicos. O Vodu haitiano em seus diferentes períodos históricos. Para a compreensão da Umbanda, como religião de sincretismo brasileiro, a atenção se foca em seus processos de embranquecimento, empretecimento, da gênese à complexificação.
Fazemos interpretação da trajetória histórica das religiões afro-americanas, especialmente do Candomblé, do Vodu e da Umbanda, abertos ao diálogo inter-cultural e inter-religioso.
Sabemos que o intenso tráfico de pessoas do continente africano para a escravização na América Latina e no Caribe, com toda a sua violência e trágicas consequências, trouxe para cá culturas e cosmovisões diversas, que ficaram desenraizadas e descontextualizadas.
Queremos entender os processos através dos quais os escravos e seus descendentes atuaram como sujeitos históricos e religiosos, em meio à tragédia do sistema escravista que destruiu laços e desagregou a memória coletiva africana, bem como em meio às mudanças sociais. A reconstrução de laços e a recriação religiosa a partir de "fragmentos", por parte desses sujeitos, nos chama a discernir apelos e desafios ao Catolicismo hoje, no sentido da superação de preconceitos, intolerância e racismo que atingem de forma violenta essas religiões.
Cristã católica leiga. Doutora em Ciência da Religião pela PUC-SP. Mestre en Teologia, com concentração em História da Evangelização na América Latina, pela Faculdade Na. Sra. da Assunção, em São Paulo. Mestre em História Social pela PUC-SP. Tem atuado junto das comunidades eclesiais de base. Entre suas publicações estão: Mulheres do Concílio Vaticano II, São Paulo: Paulus, 2016; O Concílio Vaticano II e os Pobres, São Paulo: Paulus, 2014 (ambos da coleção Marco Conciliar); Deuses em guerra e pacto na América Latina Colonial, São Paulo: Ideias e Letras, 2015; Religiões na História do Brasil, São Paulo: Paulinas, 2015.
Sugestão Pública