25ª Romaria da Terra, das Águas e das Florestas reúne alunos do ITESP e fiéis em Porto Feliz/SP

Arquivo pessoal Jonata Schneider

São Paulo – No último domingo, 28 de julho, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) organizou a 25ª Romaria da Terra, das Águas e das Florestas no Assentamento Porto Feliz, Barracão Comunitário CAIC, na cidade de Porto Feliz, São Paulo. O evento, que atraiu uma expressiva participação da comunidade, teve como tema central: “Terra não é mercadoria, é dom de Deus”, inspirado na encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’. Este documento pontifício aborda a importância de cuidar da nossa Casa Comum, criticando o consumo desenfreado e o desenvolvimento irresponsável que devasta o meio ambiente.

A romaria deste ano proporcionou um espaço de reflexão e partilha, onde os participantes puderam relembrar as lutas e conquistas em prol da terra, das águas e das florestas. Jonata Schneider, aluno do terceiro ano de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), destacou a importância do evento para a formação vocacional dos estudantes. “Foi um presente poder participar da 25ª Romaria da Terra, das Águas e das Florestas, onde muitos companheiros(as) se uniram para fazer memória de tantas lutas e conquistas! As muitas partilhas de vida nos brindam com uma vasta experiência que é fundamental para o nosso crescimento Vocacional, sobretudo, nós que somos estudantes de Teologia no ITESP e perseveramos nessa proposta de acolhida, cuidado e de uma Igreja em saída, comprometida com as causas do povo de Deus”, comentou Schneider.

Ele ainda ressaltou o espírito de união e compromisso que permeou o encontro. “A 25ª Romaria nos uniu pelo grito profético por Terra, Moradia (Teto) e Pão (Trabalho), nos colocou em caminhada a favor de todos os que labutam por uma vida digna e justa. Estar presente com esses irmãos e irmãs para mim é viver concretamente a Boa Nova, o Evangelho de Jesus Redentor que se coloca em caminhada com os mais simples e humildes, é viver a caridade e a esperança”, afirmou.

A presença religiosa na Romaria foi significativa, com a participação de seis padres e três estudantes do ITESP, entre eles Fr. Alane, Fr. Jefferson e Jonata Schneider, todos religiosos redentoristas. A alimentação arrecadada durante o evento foi compartilhada com as famílias do assentamento local, e parte dos alimentos restantes foi levada para São Paulo/SP, onde foi distribuída aos pobres em situação de rua pela missão do Pe. Júlio Lancellotti.

A realização de eventos como a Romaria da Terra, das Águas e das Florestas é fundamental para a formação integral dos alunos do ITESP. Essas experiências práticas e de convivência comunitária permitem que os futuros teólogos vivenciem na prática os ensinamentos de solidariedade, justiça social e cuidado com o meio ambiente, princípios fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Por: Arison Lopes, Comunicação Institucional ITESP.

Imagem: Arquivo pessoal Jonata Schneider.

Abrir Chat
Fale conosco no WhatsApp
Ola, precisa de ajuda?