Formação Docente no ITESP reforça compromisso com a qualidade do ensino e escuta dos alunos

Formação Docente no ITESP reforça compromisso com a qualidade do ensino e escuta dos alunos
Foto: Comunicação ITESP.

No dia 20 de setembro, os professores do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) participaram de mais uma edição da Formação Docente, promovida pela direção do Instituto. O encontro contou com a presença da Prof.a Me. Maria Aparecida Félix do Amaral e Silva, conhecida como Prof.a Cidinha Amaral, que conduziu o tema “A aula no contexto do ensino superior contemporâneo: mitos, desafios e possibilidades de atuação”.

Com uma linguagem envolvente e cheia de exemplos práticos, a professora convidou os docentes do curso de Teologia a refletirem sobre a relação ética entre professor e aluno e sobre novas formas de construção conjunta do conhecimento. Citando autores como Léa das Graças Camargos Anastasiou, Paulo Freite e Marcos Tarcisio Masetto, Cidinha ressaltou a importância da empatia, da escuta e da inovação pedagógica como caminhos para fortalecer o aprendizado e o protagonismo estudantil.

A oficina também contou com a colaboração do Prof. Me. Diego Amaro de Almeida, Coordenador de Redes de Cooperação e Inovação Acadêmica do SEMESP e especialista em Tecnologias Educacionais do STHEM Brasil. Ele trouxe exemplos e experiências de outras instituições, mostrando como o uso criativo de metodologias ativas e ferramentas tecnológicas pode potencializar a sala de aula.

Mais do que um momento de formação, o encontro reforça o compromisso do ITESP com a qualidade do ensino e com a escuta ativa da comunidade acadêmica. A iniciativa é fruto das considerações apresentadas pelos alunos nas Avaliações das Disciplinas, em diálogo com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto.

Com ações como essa, o ITESP reafirma sua missão de cultivar uma teologia viva, crítica e pastoral, que começa no cuidado com a formação de seus professores e na constante busca por práticas pedagógicas que inspirem e transformem.

Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.

Foto: Comunicação ITESP.