ITESP presente na formação estadual da Campanha da Fraternidade 2026

ITESP presente na formação estadual da Campanha da Fraternidade 2026
Foto: Arquivo pessoal Edevilson Godoy

Entre os dias 7 e 9 de novembro, os professores Dr. Edevilson de Godoy e Dr. Antônio Carlos Frizzo, do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), participaram da formação estadual da Campanha da Fraternidade 2026, realizada em Itaici (SP). O encontro reuniu representantes de diversas dioceses, pastorais e instituições de ensino, em um espaço de escuta, reflexão e construção conjunta sobre o tema “Fraternidade e moradia”, inspirado no lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).

A participação dos docentes do ITESP reforça o compromisso da instituição com a formação integral e socialmente engajada, que busca unir a reflexão teológica com as realidades concretas da vida das pessoas. A moradia, entendida não apenas como um espaço físico, mas como expressão da dignidade humana e da presença de Deus entre nós, foi discutida sob diversas perspectivas bíblica, pastoral, social e política, apontando caminhos para que a Igreja continue a ser voz profética em defesa dos que vivem em condições de vulnerabilidade.

Para o ITESP, a presença de seus professores em eventos formativos como este impacta diretamente a formação dos alunos, ampliando horizontes e trazendo para a sala de aula discussões atuais e necessárias sobre fé e compromisso social. As reflexões e materiais trabalhados em Itaici também servirão de base para projetos acadêmicos e pastorais que o Instituto pretende desenvolver em preparação à Campanha da Fraternidade de 2026, fortalecendo o diálogo entre teologia e realidade.

Mais do que um evento, a participação do ITESP na formação estadual da CF 2026 é um testemunho de coerência com sua missão educativa e pastoral, que é formar teólogos, religiosos e leigos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna onde cada pessoa tenha, de fato, um lar e um lugar digno para viver.

Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.

Foto: Arquivo pessoal Edevilson Godoy.