São Paulo – O Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) tem se destacado por seu compromisso com a formação integral de seus alunos, oferecendo experiências que vão além do aprendizado teórico. Um exemplo disso foi a recente atividade de metodologia em grupo aplicada pelo Prof. Me. Carlos Barbosa, na disciplina de Pastoral, junto aos alunos do 3º ano de teologia. A dinâmica, que teve como objetivo estimular o trabalho em equipe e promover discussões aprofundadas, evidenciou a importância das metodologias ativas em sala de aula.
Os alunos foram organizados em duplas ou trios para discutirem e refletirem sobre temas diversos na área pastoral. Cada grupo foi desafiado a criar uma ação pastoral a partir do tema escolhido, pensando em como ela seria aplicada na prática. Após as discussões, as ideias foram apresentadas ao restante da turma, proporcionando uma rica troca de experiências e reflexões. A estrutura da atividade tinha como principal proposta:
- Iluminação Bíblica;
- Ação Pastoral;
- Onde aplicar;
- O que será feito?
A interação entre os grupos foi um dos pontos altos da atividade. Além de socializar as ideias, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir as observações dos colegas, que contribuíram com sugestões de viabilidade, desafios e propostas para aprimorar as ações pastorais pensadas. Esse ambiente de partilha foi enriquecido por relatos de experiências pessoais em diferentes contextos pastorais, permitindo que os estudantes conectassem o conhecimento teórico com a prática cotidiana da Igreja.
O uso de metodologias em grupo em sala de aula, como a implementada pelo Prof. Carlos Barbosa, revela-se crucial na formação dos futuros teólogos e agentes pastorais. Essas abordagens promovem a participação ativa dos alunos, incentivando-os a aplicar os conceitos teóricos em situações reais e a desenvolver habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a comunicação e o discernimento pastoral.
Ao estimular os alunos a refletirem sobre temas pastorais e a proporem ações concretas, a atividade proporcionou um aprendizado dinâmico e colaborativo, que vai além do conteúdo tradicional. Essa prática não apenas enriquece o processo educativo, mas também prepara os estudantes para os desafios que encontrarão em seu ministério, promovendo uma formação mais completa e integrada.
No ITESP, a educação teológica é vivenciada como um processo contínuo de construção coletiva, onde cada aluno é incentivado a ser protagonista de seu aprendizado e a compartilhar suas experiências e conhecimentos com a comunidade acadêmica. A atividade conduzida pelo Prof. Carlos Barbosa é um exemplo inspirador de como as metodologias podem transformar a sala de aula em um espaço de encontro, partilha e crescimento, tanto pessoal quanto espiritual.
Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.
Imagem: Arquivo Comunicação ITESP.