Alunos do ITESP lançam podcast PODFLER, unindo Teologia, Religião e Comunicação

Imagem: Arquivo Comunicação ITESP

São Paulo – Sete alunos do 1º ano de Teologia do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) deram um passo audacioso e inovador no campo da comunicação religiosa ao criarem o podcast “PODFLER”. O projeto surgiu como parte da disciplina Educação para a Comunicação, ministrada pela Prof.a Dra. Helena Corazza, e promete se tornar um espaço de diálogo e reflexão sobre temas teológicos, religiosos e atuais. Denis Gardy, Domingos Almeida, Jeferson Ferreira Albuquerque, Johnatan Dias de Souza, Michael Kwabi Opoku, Yulles Morais da Vitória e Ueslei Cruz de Carvalho compõem o grupo responsável pela iniciativa, que já está disponível nas plataformas de streaming.

Abaixo, o grupo responde a quatro questões sobre o projeto, detalhando desde a concepção do podcast até suas expectativas e a linha editorial proposta para o “PODFLER”.

ITESP: Meninos, O PODFLER é um projeto criado por vocês, alunos do 1º ano de Teologia do ITESP, como parte da disciplina de Educação para a Comunicação. Como surgiu a ideia de criar um podcast e quais foram os principais desafios na fase de concepção do projeto?

PODFLER: Tudo aconteceu de maneira muito dinâmica e leve, com o grupo apresentando uma identificação incomum. Em pouco tempo, somando os talentos do grupo, desenvolvemos o trabalho, e o resultado foi muito satisfatório, tanto na nossa avaliação quanto na avaliação da Prof.a Dra. Helena e dos colegas. 

Houve um segundo trabalho seguindo a mesma fórmula, e a experiência foi tão boa que pedimos à professora para mantermos o grupo. Dessa vez, fomos convidados a falar sobre a indústria cultural, com base no texto dos autores Adorno e Horkheimer. 

O sentimento de satisfação com o resultado desses dois trabalhos nos levou ao desejo de dar continuidade ao podcast, com a pretensão de ser um espaço de fala, inicialmente para os estudantes de Teologia do ITESP, mas que posteriormente foi se expandindo. 

Com o término do semestre, o desejo esfriou, e quase engavetamos o projeto. No entanto, o curso intensivo de comunicação do SEPAC, organizado também pela professora Helena, reacendeu nosso desejo de continuar. Conversamos e conseguimos o espaço para gravarmos nosso primeiro episódio independente. 

Ao verificarmos a disponibilidade do nome PodComunicar, descobrimos que já existia um podcast com esse nome, o que nos levou à necessidade de criar um nome próprio. Após refletirmos, chegamos ao nome PODFLER.  Para chegarmos a essa sigla, muito contribuiu a reflexão que fizemos no curso SEPAC, quando discutimos o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil. Em um dos pontos desse documento, trata-se da problemática de conciliar a liberdade de expressão com a ética e o respeito ao outro. Isso nos impulsionou a construir este espaço, onde se possa falar livremente sobre diversos assuntos, sempre pautados pela ética e pelo

“FLER” é uma sigla criada pelo grupo que significa literalmente, Fala, Liberdade, Ética e Respeito – um convite à fala livre, ética e respeitosa. Esse podcast quer ser um espaço de encontro entre a criatividade e a liberdade, guiadas pela ética e o respeito. Queremos proporcionar a nós que fazemos o podcast e a quem participa essa possibilidade: a de voar, a de ser livre. Quem o faz terá a oportunidade de colocar seus dons e sua criatividade a serviço, e quem participa terá a liberdade de falar, dentro dos limites éticos, sobre um assunto que domina ou que está aprofundando. Nessa interação, todos considerando os problemas do nosso tempo, voaremos, como uma águia, sem a pretensão de resolvê-los todos, mas, quem sabe, dessas conversas surjam intuições interessantes que ajudem a enfrentá-los e que apontem possíveis soluções.

ITESP: O podcast aborda temas relacionados à Teologia, Religião e Comunicação. Qual é a linha editorial que vocês propuseram para o PODFLER? Vocês têm algum tema principal ou abordagem que gostariam de explorar com mais profundidade?

PODFLER: A princípio, estamos seguindo essa linha editorial. No início do podcast, sempre convidamos um especialista no assunto a ser tratado, em um quadro chamado “Fala, Mestre”. Em seguida, recebemos alguém comum, que abordará o tema sob o aspecto da vivência. Nesse primeiro momento, estamos convidando os professores e alunos do ITESP, com o objetivo de fazer essa troca de valorização. Concluímos com um momento de interiorização, utilizando a arte, seja por meio de uma música ou poesia, conforme a sugestão do convidado. 

Os temas que queremos tratar são variados. Todos nós, da equipe, somos religiosos, somos cristãos, e isso faz parte da identidade do PODFLER, mas não queremos nos restringir a temáticas exclusivamente cristãs. A princípio, estamos seguindo os temas propostos pela Igreja. Em agosto, falamos sobre vocação; agora, em setembro, falaremos sobre a Bíblia. No entanto, queremos estar abertos, disponíveis e preparados para abordar outros assuntos que sejam relevantes na atualidade. Por exemplo, em outubro, falaremos sobre a questão indígena contemporânea, com base no TCC de uma aluna, e em novembro abordaremos o racismo, em virtude do Dia da Consciência Negra. Enfim, vamos nos guiar por temas atuais e relevantes, com o objetivo de contribuir com reflexões significativas.

ITESP: Pensando no público que vocês pretendem atingir, quem é o ouvinte ou espectador ideal do PODFLER? Vocês esperam dialogar mais com o público religioso ou alcançar também pessoas fora desse ambiente?

PODFLER: Pensamos em criar um espaço para os alunos do ITESP, onde pudessem falar sobre suas vidas e os desafios de ser um estudante religioso ou aspirante à vida religiosa. Nosso público inicial, portanto, seria composto por vocacionados, paroquianos, familiares e outros interessados na vida desses estudantes. No entanto, ao longo do desenvolvimento do projeto, essa ideia foi se ampliando, e entendemos que o PODFLER é um espaço aberto, que poderá receber diferentes tipos de convidados. Queremos ser um espaço de diálogo com todos, sem exceção. Com isso, também mudamos nosso público-alvo, que percebemos variar de acordo com o tema de cada episódio. Podemos ousar dizer que nosso público-alvo será composto por aqueles interessados no diálogo, na escuta de diferentes pontos de vista e nas discussões atuais.

ITESP: A teologia certamente terá um papel central na produção do podcast. Como os estudos teológicos de vocês estão influenciando o conteúdo e a forma de apresentação dos episódios? Quais perspectivas teológicas vocês acreditam que serão mais relevantes para o sucesso do PODFLER?

PODFLER: Os estudos teológicos têm contribuído muito e são de absoluta relevância na motivação para a criação do PODFLER. Estamos vivendo um momento em que as polarizações estão altas, inclusive no âmbito da Igreja e no universo teológico. A cada dia, percebemos linhas teológicas que se movem em direções completamente opostas, e quem observa de fora nota que o diálogo entre essas correntes está cada vez mais distante. Nesse sentido, a teologia ensinada no ITESP e o ambiente dessa instituição convidam ao diálogo e à escuta do Papa Francisco, que tanto apela para a sinodalidade e para o diálogo como forma de superação das guerras, sejam elas de grande escala ou as pequenas, do dia a dia. É nesse espírito que o PODFLER quer contribuir, oferecendo um espaço de diálogo. Dentro da equipe, temos posicionamentos teológicos diferentes, mas estamos trabalhando juntos. A cada reunião e a cada episódio produzido, diminuímos o abismo que existe entre nós.

O PODFLER é uma iniciativa inovadora que não só fortalece o aprendizado dos alunos de Teologia do ITESP, como também oferece uma plataforma de diálogo e reflexão sobre temas relevantes na sociedade contemporânea. O projeto, fruto da colaboração e dos conhecimentos teológicos adquiridos no ITESP, tem o potencial de criar um impacto positivo, tanto no âmbito acadêmico quanto social, promovendo o diálogo, a ética e o respeito, valores centrais para o crescimento de uma sociedade mais justa e consciente.

Todos os vídeos serão disponibilizados através do canal no Youtube. Clique no nome a seguir: PODFLER

Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.

Imagem: Arquivo Comunicação ITESP

Abrir Chat
Fale conosco no WhatsApp
Ola, precisa de ajuda?