Egresso do ITESP participa do Encontro com Patrícia Poeta e destaca a força transformadora da fé e da solidariedade
O Frei Eduardo, frade carmelita e egresso do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), participou recentemente do programa Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo, ao lado do Pastor Flad, no quadro Encontro de Fé. A participação levou para a televisão aberta histórias de solidariedade e compromisso social que têm transformado a realidade de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade.
Durante a conversa, Frei Eduardo apresentou o trabalho desenvolvido pela Associação Beneficente São Martinho, destacando como a fé pode se traduzir em ações concretas de acolhida, cuidado e promoção da dignidade humana. As iniciativas apresentadas evidenciaram o impacto positivo que projetos sociais vinculados às comunidades religiosas exercem na vida de milhares de pessoas, criando oportunidades, fortalecendo vínculos comunitários e oferecendo esperança diante dos desafios cotidianos.
Ao longo da entrevista, ficou evidente que a atuação das comunidades de fé vai além dos espaços religiosos. Por meio de projetos educativos, culturais, assistenciais e de formação humana, essas iniciativas contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A participação de Frei Eduardo no programa foi também uma oportunidade de ampliar a visibilidade desse trabalho e mostrar que pequenos gestos de amor, quando realizados de forma organizada e comprometida, podem gerar profundas transformações sociais.
Para o ITESP, a presença de um egresso em um espaço de grande alcance nacional representa também um motivo de alegria e reconhecimento. A trajetória de Frei Eduardo expressa a missão da instituição de formar pessoas comprometidas com a reflexão teológica, a promoção da vida e a transformação da realidade social. Sua atuação junto às populações mais vulneráveis demonstra como a formação acadêmica, humana e pastoral recebida durante os anos de estudo pode reverberar para além da sala de aula, alcançando comunidades inteiras.
Nesse sentido, o acompanhamento dos egressos constitui uma dimensão importante da missão institucional do ITESP. Mais do que formar estudantes, o Instituto busca acompanhar os caminhos percorridos por aqueles que passaram por seus corredores, reconhecendo que sua presença e atuação nos diversos espaços da sociedade são indicadores concretos do impacto da formação oferecida. Conhecer as experiências dos ex-alunos permite compreender como o conhecimento teológico dialoga com os desafios contemporâneos e se traduz em ações capazes de promover justiça, inclusão e dignidade.
Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.
Imagem: Reprodução TV Globo
