Polyana Zappa, doutora em Educação, Arte e História da Cultura, catequista e mãe, vem trilhando uma trajetória que une o conhecimento acadêmico à vivência pastoral. Com 22 anos de experiência na docência universitária, Polyanna decidiu expandir seus horizontes ao ingressar na Pós-Graduação em Teologia Moral no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). Em uma entrevista concedida ao Instituto, ela compartilha suas motivações, desafios e expectativas com essa nova formação que visa conectar sua vida pessoal e profissional ao estudo profundo da Teologia Moral.
ITESP: Polyana, como doutora em Educação, Arte e História da Cultura, o que te motivou a buscar uma formação em Teologia Moral no ITESP? De que maneira você enxerga a conexão entre essas áreas e o impacto disso na sua vida pessoal e profissional?
Polyanna: Com 22 anos na docência universitária, trilhei uma trajetória de pesquisa contínua. A Teologia, assim como a Filosofia, sempre estiveram nos meus planos de estudo. Quando soube do curso de Teologia Moral no ITESP, percebi que poderia seguir em frente com o sonho de estudar nessa área. Tenho certeza de que o impacto dessas áreas na minha vida pessoal resultará em pesquisas, reflexões e, quem sabe, em uma publicação.
ITESP: Como mãe e catequista, quais são as suas expectativas em relação à aplicação do que está aprendendo na pós-graduação no seu trabalho pastoral? Quais aspectos da Teologia Moral você acredita serem mais relevantes para o seu papel como educadora de fé?
Polyanna: O que estou aprendendo na pós-graduação está impactando diretamente o meu trabalho missionário na catequese e, consequentemente, a minha maternidade. Os conteúdos abordados até o presente momento são esclarecedores e ajudam a abrir novos olhares sobre a dimensão cristã.
ITESP: A Teologia Moral trata de questões éticas e sociais importantes. De que forma você pretende integrar esse conhecimento ao seu campo de pesquisa em educação e cultura? Como acredita que essa formação pode enriquecer os debates dentro das suas áreas de atuação?
Polyanna: As questões éticas e sociais perpassam todos os campos do conhecimento. Na Teologia Moral, a incorporação dos conteúdos abordados no curso ajuda a refletir sobre como construir uma sociedade mais justa, pautada na responsabilidade com princípios e valores. Tanto no campo da Educação quanto no da Arte, assuntos ligados às bases da moral social, como as questões do viver e do cuidar, precisam ser revisitados constantemente, pois a sociedade é viva e dinâmica, portanto, sempre em transformação. Precisamos de repertório intelectual para refletir sobre essas mudanças e agir diante da vida.
ITESP: Além da sua atuação acadêmica, como você espera que essa formação em Teologia Moral possa contribuir para a comunidade social onde você vive? Quais ações ou projetos você imagina desenvolver para promover um diálogo entre a moral teológica e os desafios contemporâneos?
Polyana: Atuo como coordenadora de Catequese e no CPP na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Lorena/SP. Um dos motivos que me levaram a me interessar pelo curso foi a capacitação para estar à frente dessas coordenações na comunidade, assim como no meu trabalho atual de cenógrafa na TV Aparecida. Em ambos, é necessário estabelecer a interconexão entre os desafios morais e a contemporaneidade, buscando uma visão ampla da ética cristã de forma mais analítica e fundamentada em conceitos pautados na Teologia Moral.
Polyana vê a Teologia Moral como um meio essencial para enfrentar os dilemas éticos da sociedade contemporânea, especialmente em seu trabalho pastoral. Ela acredita que, com essa formação, poderá desenvolver projetos que promovam o diálogo entre a moral teológica e os desafios do mundo moderno, como a ética no ambiente educacional e o papel da mídia religiosa.
A experiência da aluna no curso de Teologia Moral do ITESP representa uma jornada de integração entre fé, moral e ação social, impactando tanto sua trajetória acadêmica quanto seu trabalho pastoral. Com seu compromisso em promover uma educação ética e uma prática pastoral fundamentada, Polyana inspira outros a seguirem esse caminho de estudo e reflexão profunda sobre os desafios da vida cristã no mundo contemporâneo.
Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP
Imagem: Comunicação ITESP.