Alunos do ITESP participam de ação missionária em Silveiras e fortalecem o diálogo entre formação teológica e vida pastoral

Alunos do ITESP participam de ação missionária em Silveiras e fortalecem o diálogo entre formação teológica e vida pastoral
Imagem: Arquivo pessoal João Paulo

A formação teológica ganha sentido especial quando encontra a realidade das comunidades e se traduz em serviço, escuta e partilha. Foi essa experiência que viveram os alunos do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), João Paulo e Natan Augusto, Missionários Redentoristas, durante a Ação Missionária Deus Conosco, realizada entre os dias 29 e 31 de maio, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Silveiras (SP).

Promovida por meio de uma parceria entre a Editora Santuário e paróquias que utilizam seus subsídios litúrgicos, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a vida pastoral das comunidades por meio de momentos de formação, espiritualidade e aproximação entre agentes de evangelização. Nesta edição, os dois alunos do ITESP atuaram como palestrantes, conduzindo formações voltadas para as Pastorais da Acolhida, do Dízimo e da Juventude.

Ao longo da missão, João Paulo e Natan Augusto compartilharam reflexões e experiências pastorais com lideranças e agentes da comunidade, contribuindo para o fortalecimento das atividades evangelizadoras desenvolvidas na paróquia. As formações proporcionaram momentos de diálogo, troca de experiências e aprofundamento sobre a missão da Igreja no contexto atual.

A missão contou também com a presença dos promotores da Editora Santuário, que apresentaram publicações e materiais voltados para a formação litúrgica, pastoral e catequética, ampliando as possibilidades de apoio às atividades desenvolvidas pela comunidade local.

Os missionários foram acolhidos pelo pároco, Padre Murilo, que recebeu a equipe e acompanhou as atividades realizadas durante os três dias de missão. A participação da comunidade foi marcada pelo interesse e pelo envolvimento nas diversas propostas formativas oferecidas.

Para além da contribuição prestada à paróquia, a experiência representou um importante momento de formação para os alunos do ITESP. O contato direto com a realidade pastoral permitiu que os conhecimentos teológicos adquiridos em sala de aula fossem colocados em diálogo com as necessidades concretas da vida comunitária. Essa aproximação entre reflexão acadêmica e prática pastoral constitui uma dimensão fundamental da formação teológica, possibilitando que o aprendizado seja constantemente enriquecido pela escuta das pessoas e dos desafios vividos pelas comunidades.

Experiências como a Ação Missionária Deus Conosco reafirmam a importância de uma formação que integra estudo, espiritualidade e compromisso pastoral. Ao participarem da missão, João Paulo e Natan Augusto não apenas contribuíram para a formação dos agentes da comunidade de Silveiras, mas também aprofundaram sua própria caminhada vocacional e acadêmica, fortalecendo o compromisso com uma evangelização próxima, dialogal e atenta às realidades do povo.

Dessa forma, a missão tornou-se um espaço privilegiado de aprendizado mútuo, onde a teologia encontrou a vida concreta da comunidade e a experiência pastoral se transformou em oportunidade de crescimento humano, espiritual e acadêmico.

Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.

Imagem: Arquivo pessoal João Paulo.