Aluno do Instituto São Paulo de Estudos Superiores, Lucas Raul (4º ano de Teologia), participou do Congresso Nacional sobre educação para escolas confessionais em Salvador/BA. O texto abaixo foi escrito pelo aluno relatando sua experiência durante os três dias de rodas de conversa, palestras e trocas de vivências nas escolas de ensino fundamental, médio e superior.
Seguem abaixo o conteúdo disponibilizado pelo aluno:
A Associação Nacional das Escolas Católicas do Brasil (ANEC), realizou na cidade de Salvador/BA o VI Congresso Nacional de Educação Católica entre os dias 27 e 29 de junho e 1 de julho de 2023. O tema foi: Transformar o presente, tecer o futuro: pactos e compromissos.
O ensino-aprendizagem em nossos dias está cada vez mais atrativo e personalizado através das novas didáticas, metodologias e recursos: trata-se da educação do futuro que chegou e por dentro da qual devem estar as instituições de ensino para que sejam valorizadas. Para tanto, é importante atualizar-se e reciclar os educadores, colocando no horizonte as concepções pedagógicas, filosóficas, administrativas e pastorais que estão no plano de fundo da nova educação.
No meio deste cenário de mudanças rápidas, a ANEC proporcionou às mantenedoras e educadores das escolas católicas este congresso para iluminá-los e inspirá-los. Eu, Lucas Raul de Faria, membro da Congregação dos Oblatos de São José e assessor pastoral da Rede OSJ de educação, participei do evento no qual estiveram presentes autoridades na área da educação, como o Cristovam Buarque e o Pe. José Miguel Cardoso, representante do Cardeal José Tolentino de Mendonça – prefeito do dicastério para a Cultura e Educação. Aliás, o prelado português participou virtualmente do evento, refletindo sobre o papel do educador católico na fronteira epocal que vivemos.
Além disso, a cidade-sede do evento favoreceu a inspiração através da alegria contagiante do seu povo e o ar histórico e cultural da primeira capital do Brasil onde foi fundada, pelo Pe. Manoel da Nóbrega, a primeira escola institucionalizada na Terra de Santa Cruz com o objetivo de educar a mente e o coração do nosso povo.
O VI Congresso Nacional de Educação Católica contribuiu muito com a reflexão sobre o papel da escola católica na atualidade e sua postura como espaço privilegiado de evangelização da Igreja como promotora da vida e da dignidade humana para que, como disse o Arcebispo de Salvador, Dom Sérgio da Rocha, inspirado pelo mar às portas do Centro de Convenções: possam avançar para águas mais profundas.
Assim como as demais Instituições de Ensino confessionais espalhadas pelo Brasil o ITESP se preocupa acerca das atualizações pedagógicas e metodológicas junto ao seu corpo docente. Formações contínuas são promovidas junto aos professores para atualização de currículos e metodologias que sejam ativas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Texto: Arison Lopes (Comunicação Institucional ITESP) e Lucas Raul (aluno do 4º ano de Teologia).
Imagem: Arquivo pessoal Lucas Raul.