Aluno do primeiro ano participa de evento vocacional “Despertaí” em Apucarana/PR

Aluno do primeiro ano de Teologia do ITESP participa de evento, no interior do Paraná, para promoção de vocação. Evento acolheu mais de 800 jovens para um final de semana de retiro, encontros, palestras e momentos culturais.

O município de Apucarana, localizado no centro-norte do Estado do Paraná, sediou no final de semana dos dias 24 e 25 de setembro de 2022 o evento vocacional chamado Despertaí – Apucarana, um encontro da juventude paranaense que reuniu mais de 800 participantes para um retiro religioso com momentos como: partilha pessoal, palestras, adoração ao santíssimo e música ao vivo.

Matheus Baliski, aluno do primeiro ano da graduação em Teologia, foi convidado pelos organizadores do evento para pregar um retiro aos jovens que participavam do evento. O Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP – pergunta ao aluno como foi a sua participação no evento e como os conteúdos aprendidos no curso de teologia foram essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e contribuíram na preparação desse evento.

Perguntas e Respostas:

ITESP – Matheus, como surgiu o convite para participar do evento Despertaí – Apucarana?

Matheus BaliskiFaço parte da Congregação dos Oblatos de São José, estou no primeiro ano de teologia, e o convite surgiu a partir dos organizadores que conheciam o trabalho dos Oblatos de São José na cidade, e, o evento também foi sediado pelo colégio ao qual somos responsáveis nessa mesma cidade.

ITESP – Como foi a sua preparação para esse evento? Qual foi sua fonte de inspiração para construir a reflexão para o retiro?

MBComo religiosos somos formados a levar o Evangelho onde for necessário, a formação junto aos Oblatos já nos prepara, desde o início, a estar junto ao povo acolhendo e anunciando e Palavra de Deus. Nesse sentido, a minha preparação já está intrinsecamente ligada à minha formação religiosa. Sobre a fonte de inspiração para esse momento com os jovens, logo no início do evangelho de São João há uma passagem que remete ao encontro de Jesus com Natanael. Essa passagem bíblica me remete muito ao que toca a vocação, ao chamado de Deus para a nossa vida. Então, nesse sentido, pensei ser uma das melhores passagens para abordar com os participantes desse evento.

ITESP – Como abordou ele na perspectiva da vocação?

MBÉ interessante a forma como Jesus fala com Natanael sobre já o conhecer. Então enfatizei o fato de Jesus já tê-lo “visto” antes mesmo de que houvesse se encontrado com o Messias, destacando que a iniciativa, em nos encontrar e amar, é sempre de Deus.

ITESP – Você acredita que os conteúdos apreendidos na faculdade colaboraram para que você construísse a sua participação no “Despertaí”?

MBSim! Sobretudo pelos métodos de Interpretação da Palavra de Deus, nos quais aprendi junto ao ITESP.

ITESP – Você estava diante de muitos jovens. Qual a sensação de falar para mais de 800 pessoas?

MBÉ uma emoção única! Foi uma alegria imensa. Pois, enquanto eu falava, me colocava também no lugar daqueles jovens que estavam ali, em como eu gostaria de ser interpelado pela Palavra de Deus e de como gostaria de ouvir. Essa dinâmica de empatia me ajudou a construir o conteúdo e a passar o que pretendia aos participantes.

ITESP – O que você traz para sua formação teológica dessa experiência?

MBA importância de jamais perder o ardor inicial, o “primeiro amor”.

ITESP – O que a teologia do ITESP pode colaborar na sua formação para que possa desenvolver ainda mais habilidades para participar e se preparar para um evento como esse?

MB – Percebo que há uma pluralidade de pessoas que buscam o seu chamado e cada um precisa estar disposto e atento nessa forma de vocação. Então entendo que uma efetiva capacitação pastoral e o trabalho interpessoal com as diferentes habilidades que temos tornam-se necessárias para trabalhar com o povo de Deus, para estar atento às suas necessidades e seus contextos.

O curso de Graduação em Teologia do Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP – Campus Ipiranga tem como responsabilidade acadêmica proporcionar aos alunos uma formação integral para a sua vivência pastoral junto à Igreja do povo de Deus. Em mais de 50 anos de história essa identidade foi se consolidando e proporcionando aos estudantes uma base teológica rica para participar e se desenvolverem como bons pastores. Matheus Baliski, primeiro ano de Teologia, nos mostra como os conteúdos apreendidos em sala são importantes para um bom desempenho junto ao trabalho pastoral.

Abrir Chat
Fale conosco no WhatsApp
Ola, precisa de ajuda?