Alunos do ITESP tornam-se diáconos transitórios

O último final de semana ficou marcado para oito dos nossos alunos do Instituto São Paulo de Estudos Superiores. Cinco Scalabrinianos e três Oblatos de São José foram ordenados diáconos transitórios em suas respectivas congregações. O diácono transitório recebe esse grau como uma etapa para logo mais tornar-se presbítero, ou seja, padre da Igreja católica.

Ericson Kasilag Alfante; John Mark Sebuc Comia e Lucas Raul de Faria (Oblatos de São José) foram ordenados pelas mãos de Dom Carlos José de Oliveira – Bispo de Apucarana/PR, mesma cidade onde aconteceu a celebração. Cerca de mil pessoas estavam presentes na Paróquia do Santuário São José para acompanhar essa importante etapa na formação dos neo-diáconos.

Foi um momento marcante de configuração a Cristo Servo que estará impresso em nós eternamente. Desejamos, portanto, que este mesmo Cristo seja expresso por meio de atitudes de serviço na comunidade eclesial através da Caridade, da celebração dos ritos sagrados e assistência pastoral durante toda a vida.” Relata Lucas Raul, um dos alunos que foram ordenados nesse último final de semana.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo/SP, Dau Phat Tai; Evélio Ramón Ortigoza Orue; Georgius Karvin; Marcos Henrique da Silva Nunes e Phung Duy Thanh Tam foram ordenados diáconos pelas mãos de Dom Agacir Munhak, recém empossado bispo da diocese de São Miguel Paulista.

Numa celebração aberta os novos diáconos receberam amigos, familiares e toda a comunidade atuante de São Miguel. Alunos e professores do ITESP também estiveram presente na celebração, prestigiando o momento. “Tive a alegria em participar deste significativo momento na vida dos estudantes e de todo o povo de Deus. O ritual foi vivido com profundidade e beleza. O desejo dos ordenantes de servir à Deus e a Igreja evidenciava nos rostos alegres. Que alegria! Quanta graça! Bendito seja Deus, Bendito o seu amor! Que São João Batista Scalabrini interceda pelos novos diáconos! Que seus corações, a exemplo do seu fundador, não tenham fronteiras para o serviço da Palavra e da Caridade!” É a mensagem deixada pelo Prof. Wellington Barros, que participou presencialmente da celebração.

Texto: Arison Lopes, Comunicação Institucional ITESP

Imagem: Arquivo pessoal Lucas Raul e Dau Phat Tai.

Abrir Chat
Fale conosco no WhatsApp
Ola, precisa de ajuda?