A primeira semana de junho começou com o XVI Congresso Mariológico que tem como tema principal: “A Mariologia do Papa Francisco”. Convidados de todo o Brasil puderam estar presentes para palestrar sobre o tema e expor seus trabalhos na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. Os alunos do Instituto São Paulo de Estudos Superiores estiveram presentes participando como ouvintes e trabalhando junto à equipe organizadora do evento.
O início do congresso aconteceu no dia 01 de junho no Centro de Eventos P. Vítor Coelho de Almeida, um dos complexos dentro do Santuário de Aparecida. Para abrir solenemente esse encontro, promovido pela Academia Marial de Aparecida, Dom Orlando Brandes (Arcebisbo de Aparecida e Chanceler da Academia Marial) ressaltou a importância desse congresso para os estudiosos e para a comunidade marial de Aparecida e do Brasil.
“Papa Francisco tem sido o grande profeta para nossa geração. Seu coração está voltado para o povo, principalmente para aquele que sofre e é descartado socialmente. Ele contempla Maria sempre no meio do povo, como Mãe que gera e cuida de seus filhos e filhas com ternura e compaixão. Por isso, a Academia Marial de Aparecida quer oferecer aos participantes do XVI Congresso Mariológico a riqueza da Espiritualidade Mariana, que ecoa fortemente no coração do Papa Francisco e que ele nos devolve convocando-nos para sermos uma Igreja Sinodal (…)” Escreve P. José Ulysses da Silva, C.Ss.R. – Diretor da Academia Marial.
Com atividades programadas para desde o período da manhã, os alunos do ITESP que foram designados para atuar junto à equipe organizadora do evento participaram das palestras e trouxeram para a formação uma bagagem de conhecimento sobre o tema. Diego Paixão; João Batista, Valdeci de Lima, Camilo Campos, Rafael Peres, Carlos Renato, Matheus Baliski e Caio Oliveira participaram e representaram o ITESP no Congresso.
Texto: Arison Lopes, Comunicação Institucional ITESP
Imagem: Arquivo Academia Marial de Aparecida.