Aula Inaugural de Teologia – O Sínodo da Arquidiocese de São Paulo


“Precisamos ouvir o povo!” essa foi a frase proferida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer para os alunos no auditório Dom Luciano de Almeida quando tratava sobre o sínodo da Arquidiocese de São Paulo na abertura do semestre letivo do ITESP.

O horário do dia 03 de agosto foi diferente para os alunos do curso de Teologia do Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP. Uma visita esperada fez-se presente para inaugurar mais um semestre do ano letivo, nesse caso, o segundo semestre. O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo foi o convidado de honra para falar com os nossos alunos, professores e toda comunidade acadêmica sobre o Sínodo da Arquidiocese de São Paulo.

O Papa Francisco chama toda a Igreja para a sinodalidade. O horizonte da sinodalidade é eclesiológico, espiritual, e não funcional. Para uma justa compreensão da sinodalidade, é importante retomar a eclesiologia do Concílio Vaticano II que apresenta a Igreja como “mistério”, sinal e instrumento de comunhão, e como “Povo de Deus”, no qual há diversidade de vocações e ministérios, mas “reina entre todos verdadeira igualdade quanto à dignidade e ação comum a todos os fiéis na edificação do Corpo de Cristo” (Lumen Gentium 32).  Trata-se de uma Igreja servidora, ministerial, na qual a autoridade se exprime como serviço e o próprio Sucessor de Pedro se apresenta como “servo dos servos de Deus”. (trecho de: https://www.cnbb.org.br/sinodalidade-o-que-e/)

Durante a missa na Paróquia do São João Batista, momento que abriu o evento, o Cardeal na sua homilia homenageia o ITESP pela formação de seus alunos para o povo de Deus. Ele afirma: “O papel fundamental do ITESP é formar religiosos, religiosas e sacerdotes que deem respostas coerentes à sociedade que se estabelece nos dias de hoje. Esse é um tempo de reflexão e discernimento sobre as circunstâncias que vivemos, por onde vai a indicação da salvação: o caminho certo, a segurança da Igreja, sociedade e a vida comum. O ITESP tem uma característica missionária, para a Igreja e também para além dos seus muros, essa característica está na construção da sua história, nesse jubileu de 50 anos”.

Após a celebração de abertura os alunos, liderados pelo Diretório Acadêmico do ITESP, prepararam um café de boas-vindas aos participantes. Em seguida a conferência acontecia no auditório Dom Luciano de Almeida com a composição da mesa guiada pelo diretor Pe. Paulo Carrara, Cardeal Dom Odilo e a aluna Solange, representando o corpo discente do Instituto.

Cardeal Dom Odilo apresenta aos ouvintes o documento basilar sobre o Sínodo da Arquidiocese de São Paulo e discorre sobre os números colhidos nas pesquisas para subsidiar o conteúdo discutido nas comunidades. Ele afirma que “o Papa nos chama a atenção para não ser uma Igreja autorreflexiva, que só olha para dentro e não reflete sobre os chamados externos. A Igreja está inserida dentro do mundo, as diferenças de ideias devem fazer parte das discussões e deve haver um diálogo entre os dois, pois não há como excluir assuntos que são emergentes da sociedade.”

A Aula Inaugural do Instituto São Paulo de Estudos Superiores é um evento tradicional da instituição e tem como objetivo trazer à luz discussões que estão sendo apresentados pelos documentos basilares da Igreja, pelos seus membros, pela comunidade acadêmica e também na sociedade ao entorno. O diálogo trazido para os meios científicos/acadêmicos é imprescindível na formação dos alunos e também no seu perfil do egresso.

Para saber mais sobre o evento você pode entrar nas redes socias do ITESP pelo facebook e Instagram (@itespteologia).

Texto: Arison Lopes –
Comunicação Institucional – ITESP.
Fotos: Alessandra Leite
PASCOM de Moema




Abrir Chat
Fale conosco no WhatsApp
Ola, precisa de ajuda?