Comunicando a Palavra: Prof.a Helena Corazza é recebida em audiência pelo Papa Leão XIV

Comunicando a Palavra: Prof.a Helena Corazza é recebida em audiência pelo Papa Leão XIV
Foto: Arquivo Prof.a Helena Corazza.

No dia 2 de outubro, as Filhas de São Paulo, Irmãs Paulinas, participantes do 12º Capítulo Geral, foram recebidas em audiência pelo Papa Leão XIV, na Sala do Consistório, no Vaticano. O encontro reuniu 57 irmãs vindas dos cinco continentes, representando 50 países onde as Paulinas atuam na missão evangelizadora por meio dos diversos meios e linguagens da comunicação.

Durante a audiência, o Papa saudou a nova superiora geral, Ir. Lucia Mari Kim, eleita no dia 1º de outubro, e dirigiu palavras de incentivo a todas as participantes, reconhecendo o valor da missão paulina: “Queridas irmãs, vocês prestam um serviço precioso à Igreja e ao mundo, trabalhando na área editorial, no mundo digital, na gestão de livrarias, em projetos de rádio e televisão e na animação bíblica.”

Em sua mensagem, o Santo Padre encorajou as religiosas a viverem com entusiasmo duas atitudes fundamentais: olhar para o alto e inserir-se na realidade concreta do mundo. “Olhem para cima, para que sejam movidas pelo Espírito Santo”, disse o Papa. “Isso não é fuga, mas seguir Jesus, que se despojou e mergulhou nas profundezas da humanidade ferida para levar o amor do Pai.

O pontífice destacou ainda a importância de mergulhar na história e de escutar a humanidade de hoje, habitando a cultura contemporânea e encarnando a fé na vida concreta das pessoas. Em sua fala, recordou também as palavras do Papa Francisco durante o 11º Capítulo Geral das Paulinas, em 2029: “Neste inverno cultural e eclesial que atravessamos, não tenhais medo de arriscar e de continuar o caminho com um olhar contemplativo e repleto de empatia pelos homens e mulheres do nosso tempo, que têm fome da Boa Nova do Evangelho.

Um encontro que marcou a vida – Prof.a Helena Corazza:

Estar com o papa, face a face é uma experiência especial, única. O Papa entrou com a serenidade que o caracteriza, deu as boas vindas com simpatia, e nos dirigiu a palavra. Depois cada uma de nós pode cumprimentá-lo. Não dá muito para descrever este momento, que é breve, intenso e marca a vida. Suas palavras, para nós, são um programa de vida, pois foram muito inspiradas e apropriadas ao momento que estamos vivendo. Pudemos entregar “A Bíblia”, produzida por nós no Brasil e isso tem um grande sentido na missão de comunicar a Palavra de Deus.

Por: Prof.a Helena Corazza e Arison Lopes, Comunicação ITESP.

Foto: Arquivo Prof.a Helena Corazza.