Diretório Acadêmico promove ação para dia das mães.

Com o intuito de envolver a comunidade acadêmica com a comunidade externa, o Diretório Acadêmico – Dom Pedro Casaldáliga promove ação solidária junto à ocupação do Jardim Iguatemi para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A origem do dia das mães se diferencia em vários países, mas a data que estamos acostumados a celebrar no segundo domingo do mês de maio teve sua origem na América, especificamente dos EUA, e essa tradição ultrapassou as fronteiras chegando ao Brasil como forma de homenagear e lembrar das mulheres que dedicam seu tempo à criação dos filhos.

Tendo como motivação inicial a ajuda às mães que estavam em situação de vulnerabilidade, a primeira história é da ativista norte americana Ann Maria Reeves Jarvis que teve iniciativa para fundar, em 1858, o Mothers Day Works Clubs que tinha como principal objetivo reduzir a mortalidade infantil em famílias de mães trabalhadoras após a situação instaurada pela Guerra Civil Americana. Desde então a data tem sido comemorada para lembrar das mulheres que constantemente empenham-se no trabalho diário dos cuidados aos seus filhos e também pautada nas suas lutas diárias. A segunda história tem início em 1870, quando a escritora Julia Ward Howe, autora do Hino de Batalha da República – norte americana, publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation pedindo o desarmamento depois da guerra de Secessão nos EUA.

Duas histórias que apresentam a data como memória de dias de luta para as mulheres que são mães. E foi nesse sentido de valorizar a mulher nessa data repleta de memória e conquistas que o Diretório Acadêmico do ITESP promoveu, junto com leigos e leigas de paróquias parceiras e voluntários, uma ação social junto às moradoras e seus filhos da ocupação Jardim Iguatemi, na zona leste de São Paulo.

Desde o início do mês de maio os alunos do Diretório têm mobilizado a comunidade acadêmica/administrativa para ajudar na campanha que beneficiaria mulheres e famílias da ocupação Jardim Iguatemi. Foram arrecadados produtos de higiene pessoal femininos, doces, e alimentos não perecíveis formando cerca de 90 cestas básicas. Foi no último dia 07 de maio que mais de 100 famílias foram atendidas com os produtos arrecadados, e, também puderam participar de atividades recreativas como: corte de cabelo, formação motivacional e atividades lúdicas para as crianças presentes.  

Aos que se interessarem em também contribuir para a ocupação do Jardim Iguatemi, podem contatar a senhora Cirlene pelo número (11) 77852-8598.

Abrir Chat
Fale conosco no WhatsApp
Ola, precisa de ajuda?