Em 2022 o Instituto Teológico São Paulo (ITESP), localizado no Ipiranga (Rua Mário Vicente, 1108), celebra 50 anos de fundação! Para comemorar tal efeméride, várias iniciativas têm sido realizadas, e ainda irão acontecer até o final do ano. O convite feito a Dom Odilo, nesse sentido, reveste-se do particular significado de manifestar a comunhão entre a Faculdade de Teologia e a Igreja local onde está inserida.
A ocasião foi a Aula inaugural do II semestre (03/08/22). Inicialmente o Cardeal presidiu a Santa Missa, às 8h, junto à Paróquia São João Batista do Ipiranga, localizada em frente à Faculdade. Logo em seguida, já no Auditório do ITESP, Dom Odilo proferiu uma conferência sobre o Sínodo da Igreja de São Paulo, que vem acontecendo desde o ano de 2018. Ele brindou os participantes com uma retrospectiva da caminhada sinodal realizada até aqui e apontou quais são as perspectivas para o futuro próximo.
Para além da fraterna e cordial do Cardeal, seu modo de expor a temática do Sínodo captou a atenção de todos os presentes; de fato, em suas palavras transpareceu o zelo pastoral que o anima. Se por um lado sublinhou os desafios enormes que a evangelização da metrópole apresenta, por outro deixou bem clara a atitude que deseja imprimir, enquanto arcebispo, na caminhada sindodal: “Nossa missão é semear, confiando que Deus fará a nossa semeadura frutificar! Oxalá frutifiquemos 100%, mas certamente a semeadura não terá sido em vão!”. Destarte, o Arcebispo animou os Docentes e os jovens estudantes de Teologia a continuar investindo com seriedade e entusiasmo no próprio labor teológico, somando-o à “semeadura” de toda a Igreja: “Vocês também participam do Sínodo da Igreja de São Paulo”, afirmou ele!
Referindo-se, outrossim, ao Jubileu do ITESP, Dom Odilo sublinhou a importância da dimensão missionária presente nessa Instituição de Ensino Superior. Recordando a Evangelii Nuntiandi, de São Paulo VI (1975), que afirma que a Igreja de Cristo é em sua natureza missionária, destacou como a contribuição dos egressos da Faculdade, majoritariamente frequentada por Congregações Religiosas missionárias, masculinas e femininas – mas também por leigos(as) – tem sido importante para a Evangelização dos cinco continentes, na medida em que o ITESP tem formado missionários(as) que estão presentes em todos os continentes.
O ITESP é uma Instituição de Ensino Superior cujas instituições mantenedoras são os Religiosos Redentoristas e Scalabrinianos; seu bacharelado em Teologia conta com seja com o reconhecimento civil do MEC, que com o reconhecimento eclesiástico pelo Ateneu Pontifício Santo Anselmo, de Roma. A Instituição oferece cursos de pós-graduação lato sensu, bem como inúmeras cursos voltados à formação das lideranças eclesiais. Dentre as próximas iniciativas Jubilares deve ser sublinhado o Congresso Jubilar, a acontecer entre os dias 26 e 30 de setembro, centrado no tema da Sinodalidade. Todos são convidados a conhecer melhor a Faculdade acessando o seu site (https://www.itespteologia.com.br).
Texto do Pe. Dr. Antônio César Seganfredo, cs – Diretor Administrativo.
Créditos das fotos: Alessandra Leite e Luciana Sadalla – Pascom da Paróquia N. Sra. Aparecida de Moema.