Ex-aluno do ITESP assume apresentação do “Conectados pela Fé” e reforça presença da teologia no diálogo com a juventude

O ex-aluno do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), Daniel Augusto, Missionário Redentorista, iniciou uma nova etapa em sua caminhada pastoral e comunicacional ao assumir a apresentação do programa “Conectados pela Fé”, da TV Aparecida. A atração, exibida todos os sábados às 15h, é dedicada a dialogar com jovens a partir de suas realidades cotidianas, trazendo linguagem dinâmica, temas sensíveis e entrevistas que se aproximam dos desafios e sonhos da juventude. Agora ao lado da apresentadora Karla Borges, Daniel passa a integrar uma equipe que busca unir fé e vida cotidiana em um espaço de escuta, acolhimento e reflexão.
A formação teológica recebida no ITESP, segundo o ex-aluno, tem papel decisivo nessa nova fase. Daniel reconhece que os quatro anos no Instituto lhe proporcionaram bases sólidas para construir pautas consistentes e, sobretudo, traduzir o conteúdo da fé em uma linguagem próxima, sensível e livre de fundamentalismos. Essa perspectiva teológica, integrada à vida e às Sagradas Escrituras, o acompanha agora diante de um público diverso, que encontra no programa um espaço para refletir e se fortalecer.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
ITESP: Daniel, o “Conectados pela Fé” sempre buscou dialogar com a juventude a partir de sua realidade cotidiana. Como novo apresentador, quais são as suas perspectivas para esta nova fase da atração e que contribuições você pretende trazer para fortalecer ainda mais esse diálogo com os jovens?
Daniel: Fazer parte do programa Conectados pela Fé é, para mim, uma missão de proximidade e diálogo. Como Missionário Redentorista, desejo ajudar os jovens a se sentirem acolhidos e contemplados pela TV Aparecida, que realiza sua missão sempre embasada em valores éticos, humanos e cristãos. Estarei apresentando ao lado de Karla Borges, que já atuava no programa como repórter. Juntos, desejamos contribuir para que aconteça a experiência de unir fé e cotidiano, mostrando que o Evangelho continua atual e pode iluminar cada escolha, cada desafio e cada sonho da juventude.
ITESP: O programa aborda temas sensíveis e relevantes para a vida juvenil. De que maneira você espera que essa nova etapa do “Conectados pela Fé” impacte as juventudes, especialmente em um momento em que tantos jovens vivem desafios emocionais, espirituais e sociais?
Daniel: Realmente, vivemos em um tempo em que muitos jovens enfrentam dificuldades emocionais, espirituais e sociais. Nesta nova etapa, espero que o programa seja um ponto de apoio e esperança, ajudando-os a perceber que não estão sozinhos. Inspirado pelo carisma redentorista, desejo que cada tema seja tratado com sensibilidade e fé, mostrando que a Igreja caminha junto com a juventude e que a mensagem de Cristo é uma força transformadora para superar os desafios e viver com alegria.
ITESP: Você já tem uma ideia de quais serão os principais temas e focos desta temporada? Que assuntos considera essenciais para chegar perto dos jovens e promover reflexões que realmente dialoguem com suas dúvidas, buscas e experiências?
Daniel: A escolha dos temas desta nova temporada nasce do diálogo entre as equipes de produção e direção, que sempre estão muito atentas e sensíveis às realidades da juventude. Os temas serão relacionados à identidade, afetividade, espiritualidade, saúde emocional e ao uso das redes sociais, além de questões sociais como educação, trabalho e cidadania. O objetivo é que, a cada sábado, o “Conectados pela Fé” seja um espaço de escuta e diálogo, ajudando os jovens a encontrar sentido e inspiração na fé para viver o presente com coragem!
ITESP: Como a formação teológica recebida no ITESP pode ajudar tanto na construção das pautas quanto na linguagem adotada pelo programa? E, olhando para essa nova fase, qual é a sua expectativa em relação à recepção do público e o que os telespectadores podem esperar de você e do “Conectados pela Fé”?
Daniel: Durante os quatro anos em que fui aluno do ITESP, recebi excelente formação teológica. Tudo o que estudei, pesquisei e produzi me ajuda a construir pautas sólidas e a traduzir conteúdos da fé em uma linguagem acessível e próxima da juventude. Desejo abordar os diversos assuntos tendo como alicerce uma teologia sem fundamentalismo, mas comprometida e integrada com a vida e suas realidades, iluminada pelas Sagradas Escrituras. Quanto à recepção do público, minha expectativa é que os jovens se sintam cada vez mais parte do Conectados pela Fé, reconhecendo nele um espaço de acolhida, reflexão e esperança.
Para o ITESP, a presença de Daniel na TV Aparecida é motivo de alegria e reconhecimento. O Instituto mantém diálogo constante com seus ex-alunos, celebrando trajetórias que levam a teologia para além da sala de aula e a conectam com realidades contemporâneas. Ao adentrar a casa de milhares de brasileiros, Daniel mostra o alcance transformador da formação teológica e pastoral, e reforça o compromisso do ITESP com uma educação que forma para a missão em qualquer espaço onde a vida pede presença, fé e escuta.
Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.
Foto: Davi Barbosa/TV Aparecida.
