“O nosso é o sonho duma Amazónia que integre e promova todos os seus habitantes, para poderem consolidar o «bem viver». Mas impõe-se um grito profético e um árduo empenho em prol dos mais pobres. Pois, apesar do desastre ecológico que a Amazónia está a enfrentar, deve-se notar que «uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres». Não serve um conservacionismo «que se preocupa com o bioma, porém ignora os povos amazónicos».” (Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia – Papa Francisco)
Toda a comunidade educativa do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), particularmente o Diretório Acadêmico Dom Pedro Casaldáliga, expõe nesta nota o descontentamento e o repúdio para com a má administração e o descaso dos Direitos Humanos em relação ao povo indígena Yanomamis.
Lembramos que a defesa da vida é prioridade de todo cristão, seja em sua fase inicial ou no decorrer de toda a vida humana. Não basta sermos, enquanto cristãos, contra o aborto se não somos capazes de olhar com compaixão para os natos indígenas que sofrem o descaso de um Governo que negligenciou os povos originários.
Queremos garantir nossa solidariedade a todos aqueles que buscam ajudar, de alguma forma, os Yanomamis e almejamos que a justiça brasileira condene e responsabilize os envolvidos por esse descaso.
Que Deus, cheio de misericórdia e compaixão, nos abençoe e nos dê forças para que sejamos cada vez mais solidários e possamos compreender que, no mundo nossa Casa Comum, somos todos irmãos. Que a Virgem Maria, Mãe da Amazônia e de todos os povos, interceda pelo povo Yanomami junto ao seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Direção Geral – ITESP e Diretório Acadêmico Pedro Casaldáliga – ITESP