Palestra do Prof. Dr. Ênio José da Costa Brito no ITESP discute sobre “Desafios Propostos para a Gestação de uma Ecologia Decolonial” sob uma Perspectiva Teológica.

O Prof. Dr. Ênio José da Costa Brito ministrou palestra no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP, no dia 04 de agosto, às 08h. O evento abordou o tema “Desafios Propostos para a Gestação de uma Ecologia Decolonial”, e apresentou uma perspectiva sócio-politica -teológica sobre a relação entre a ecologia e os princípios decoloniais.

A palestra do Prof. Dr. Ênio José da Costa Brito trouxe uma análise densa sobre a ecologia decolonial, que vai além das perspectivas convencionais, ao integrar as dimensões sócio-politica- teológica no debate. O professor apresentou uma visão que busca refletir sobre as interações entre a humanidade e o meio ambiente à luz de princípios decoloniais.

A ecologia decolonial destaca a importância de uma relação mais equilibrada e harmoniosa entre os seres humanos e a natureza, superando a visão antropocêntrica predominante em muitas tradições religiosas. O Prof. Dr. Ênio José da Costa Brito à luz de uma epistemologia pós-colonial enfatizou a interconexão e interdependência entre todas as formas de vida e o ambiente.

A palestra também ressaltou a importância de revalorizar os saberes tradicionais, indígenas e afro-brasileiros reconhecendo-os como sistemas de conhecimento legítimos e relevantes para a compreensão e a preservação do meio ambiente. O Prof. Dr. Ênio José da Costa Brito apresentou os desafios levantados  pela perspectiva  decolonial, que acolhidos podem fortalecer as práticas sustentáveis e a conservação dos recursos naturais.

A palestra “Desafios Propostos para a Gestação de uma Ecologia Decolonial” foi aberta ao público e ofereceu uma oportunidade única para estudantes, acadêmicos, teólogos, profissionais e entusiastas interessados em explorar o potencial da ecologia decolonial sob uma lente sócio –politica-teológica.

Por: Arison Lopes, Comunicação Institucional ITESP

Imagem: Comunicação ITESP

Abrir Chat
Fale conosco no WhatsApp
Ola, precisa de ajuda?