Parceria entre ITESP e Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil fortalece formação social e cristã sobre a realidade das pessoas em situação de rua

O Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) mais uma vez reafirma seu compromisso com a formação integral e socialmente comprometida ao firmar parceria com a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil para a certificação do curso “Os direitos das pessoas em situação de rua”, promovido pela Escola MAGIS. A iniciativa, que teve início em outubro, reúne jovens e lideranças de diversas regiões do país em uma experiência formativa que une fé, justiça e compromisso comunitário.
A procura expressiva evidencia a urgência e relevância do tema: mais de 400 pessoas se inscreveram, e cerca de 120 participantes acompanham, semanalmente, os encontros síncronos realizados via Microsoft Teams. A formação é conduzida pela professora Luciana Marin Ribas, doutora em Direitos Humanos pela USP e coordenadora de extensões da FGV Direito SP, cuja trajetória está profundamente vinculada à defesa da população em situação de rua. Ela também integra o Fórum da Cidade em Defesa da População em Situação de Rua de São Paulo, trazendo ao curso uma perspectiva crítica, comprometida e sensível à realidade brasileira.
Ao longo da formação, os participantes aprofundam debates sobre marcos legais, políticas públicas e desafios cotidianos enfrentados por quem vive em situação de rua. O espaço formativo se transforma, assim, em um lugar de escuta, troca e construção coletiva, onde experiências regionais são compartilhadas e ressignificadas à luz da justiça social e da solidariedade cristã.
A proposta do curso dialoga diretamente com a Segunda Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus, que convida a Igreja e suas obras a caminharem com os pobres e vulneráveis em uma missão de reconciliação e justiça. O Superior Geral, Pe. Arturo Sosa, SJ, relembra que os jesuítas são chamados a ser “companheiros em uma missão de reconciliação e justiça”, promovendo dignidade humana e transformação social. Esse horizonte espiritual e pastoral inspira não apenas o curso, mas toda a parceria entre o ITESP e o MAGIS Brasil.
“A parceria entre a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, o Instituto São Paulo de Estudos Superiores, a Pastoral Nacional do Povo da Rua, a Comissão Episcopal para Juventude e o Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil buscou por meio do curso “Os Direitos das Pessoas em Situação de Rua” capacitar jovens, acompanhadores de jovens, agentes de pastoral, líderes comunitários e agentes sociais para se tornarem sujeitos de transformação social e multiplicadores capazes de formar pessoas imbuídas de instrumentos qualificados para incidirem e impactarem garantindo e promovendo políticas públicas fundadas na dignidade da pessoa humana”. Afirma Giovani do Carmo, Coordenador de Projetos – MAGIS Brasil.
Para o ITESP, participar dessa iniciativa vai muito além da certificação acadêmica. A parceria impacta diretamente a formação de seus alunos, que passam a ter acesso a debates atuais e urgentes, capazes de ampliar a compreensão sobre os desafios sociais do país e fortalecer o compromisso pastoral e humano que marca a trajetória do Instituto. Ao mesmo tempo, a ação beneficia toda a comunidade do entorno, reafirmando o papel do ITESP como espaço de diálogo, serviço e promoção da justiça.
Esta é a quarta formação da Escola MAGIS, que se consolida como referência nacional na capacitação de lideranças jovens e agentes pastorais. As edições anteriores abordaram temas como acompanhamento de juventudes, formação de lideranças e capacitações específicas para colaboradores da Rede. A iniciativa integra ainda um percurso formativo mais amplo, com episódios especiais do MAGISCast e um Ciclo de Lives sobre políticas públicas, juventudes e moradia, disponíveis no site e plataformas digitais do MAGIS Brasil.
Ao fortalecer essa parceria, o ITESP reafirma seu compromisso com uma teologia viva, encarnada na realidade e profundamente conectada às necessidades de nosso tempo. Uma teologia que forma agentes transformadores e contribui para uma sociedade mais justa, solidária e humana.
Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.
Foto: Arquivo MAGIS – Brasil.
