A Pós-Graduação em Comunicação, Teologia e Cultura tem como objetivos despertar e desenvolver a capacidade de reflexão e produção na linha pastoral e acadêmica, na área da comunicação, teologia e cultura. O curso compreende três módulos de 15 dias cada, em período integral. É rotativo e pode ser iniciado em qualquer módulo. As aulas teóricas concentram-se no período da manhã, as práticas à tarde e as disciplinas metodológicas aos sábados.
Próximos Módulos
2025 | 13 a 25 de Janeiro e 07 a 19 de Julho
2026 | 12 a 24 de Janeiro e 06 a 18 de Julho
Certificação
Cumprindo todas as exigências (créditos e trabalho de conclusão de especialização), o discente receberá certificado de especialista (pós-graduação/lato sensu) e histórico escolar.
O discente pode optar por fazer o curso como extensão acadêmica e, cumprindo as exigências do curso, recebe o certificado e histórico escolar correspondentes.
Processo Seletivo (PRESENCIAL)
Dia: 11 de janeiro de 2025
Horário: às 08h horas (horário de Brasília).
Endereço: Rua Dona Inácia Uchôa, 62 Bloco, A – 2º Andar – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04110-020.
Pré-requisito e documentação
Pós-Graduação Lato Sensu: cópia autenticada do diploma de graduação em curso superior (reconhecido pelo MEC), cópia simples do histórico escolar, CPF, RG e 2 fotos 3×4.
Extensão Acadêmica: cópia autenticada do certificado do ensino médio e cópia simples do histórico escolar, CPF, RG e 2 fotos 3×4.
Coordenação
Prof.a. Dra. Helena Corazza
Corpo Docente
Wellington da Silva de Barros/ Joana T. Puntel/ Helena Corazza/ Rovilson Robbi Britto/ Adélio Gonçalves Brito/ Luís Mauro Sá Martino/ Mauro Wilton de Sousa/ Elizabeth Saad/ Jorge Miklos/ Maria Goretti Oliveira/ Vera Ivanise Bombonatto/ Marlyvan de Alencar/ Dario Vedana/ Saul Nahmias/ Ricardo Lulai/ Luiza Albuquerques/ Margarete Vieira Pedro
Local
SEPAC- Serviço à Pastoral da Comunicação
Rua Dona Inácia Uchoa, 62, 2º andar
CEP: 04110-020 – São Paulo
A todos interessados nessas linhas de estudo e pesquisa.
Objetivo geral:
- Capacitar sacerdotes, seminaristas, religiosos, religiosas, profissionais da área de comunicação, leigos engajados nas diversas pastorais da igreja, agentes sociais do Terceiro Setor e demais interessados para atuar no processo da comunicação contemporânea, teologia e cultura, à luz do serviço pastoral e comunitário com uma visão da educação para a comunicação.
Objetivos específicos:
- Atualizar, desenvolver e aplicar conhecimentos técnicos científicos na área da Comunicação, Teologia e Cultura.
- Capacitar o cursista para a ação pastoral, educativa e evangelizadora a partir de referenciais teóricos, metodológicos e práticos que integrem a reflexão e a produção da comunicação, o senso crítico e a capacidade de ações planejadas em vista dos objetivos pastorais e educativos.
- Propiciar oportunidades para a reflexão e a prática das mídias, os aspectos que envolvem a produção, tendo como meta a educação para os meios e processos de comunicação, no contexto da cultura digital.
Estrutura didática do curso:
- 150 horas/aula teóricas, 150 horas/aula práticas e 60 horas/aula atribuídas à Metodologia do trabalho acadêmico
Disciplinas teóricas (vide o especificado em cada módulo)
Disciplinas Práticas
As disciplinas abaixo serão ofertadas conforme opção, por número de aluno/módulo:
- Jornal (50h/a) Redação de textos para impressos, sites, blogs e redes sociais. Estudo dos gêneros, estilos, formatos, e produção de jornal digital.
- Rádio (50h/a) A linguagem radiofônica, técnicas, hábitos de audiência e produção de programas de rádio. Rádio na Web e Webrádio, Podcast.
- Internet (50h/a) Linguagem digital, interatividade. Arquitetura da rede: estrutura, funcionamento. Construção de um Web Site.
- Publicidade (50h/a) Estudo da linguagem da propaganda, criação e elaboração de mensagem publicitária – Produção de peças publicitárias.
- Vídeo (50h/a) Análise de imagem, elaboração de roteiro, entrevista e produção de um vídeo – Técnicas de manuseio de câmara.
- Teatro (50h/a) – Fundamentos do teatro e a improvisação teatral. Estrutura dramática de uma peça teatral. Técnicas cênicas e montagem de uma peça teatral.
Módulo – História
Disciplinas teóricas:
- Novas narrativas: oralidade, escritura, imagética (5h/a)
- História e discussão atual do Jornalismo (5h/a)
- O rádio e sua relação com a sociedade (5h/a)
- Imagens: trajetória, cinema, campo televisivo (5h/a)
- Publicidade e Propaganda: história e desenvolvimento (5h/a)
- Igreja e comunicação: história e desafios (5h/a)
- Antropologia teológica – I (5h/a)
- Ética, mídia e comunicação (5h/a)
- Novos paradigmas da comunicação (5h/a)
- Comunicação e identidades em tempo de globalização (5h/a)
- Metodologia da pesquisa 20h/a
Disciplinas práticas:
- realização de um laboratório, dentre os oferecidos (50h/a)
Módulo – Teorias
Disciplinas teóricas:
- Principais teorias da comunicação/ Cibercultura (5h/a)
- Midiatização, conceitos em transição (5h/a)
- As teorias do Marketing e Marketing digital (5h/a)
- A cultura digital como narrativa atual (5h/a)
- Comunicação e Religião (5h/a)
- Igreja e comunicação: fundamentação teórica (5h/a)
- Antropologia teológica II (5h/a)
- A comunicação na Palavra de Deus: fundamentos bíblicos/literários (5h/a)
- Teologia da comunicação em Medellín, Puebla e Aparecida (5h/a)
- Educomunicação: um novo olhar na educação para a comunicação (5h/a)
- Metodologia da pesquisa 20h/a
Disciplinas práticas:
- realização de um laboratório, dentre os oferecidos (50h/a)
Políticas
Disciplinas teóricas:
- Políticas públicas: confronto entre o bem comum, interesses privados e opinião pública (5h/a)
- Mídias digitais: celular, computador, TVs, internet, filmes (5h/a)
- Sociedade de rede e os usos e apropriações por parte das comunidades midiáticas (5h/a)
- Educar para o digital (5h/a)
- A comunicação popular: mídias alternativas e mídias comunitárias (5h/a)
- A ética nos processos comunicativos atuais (5h/a)
- Igreja e comunicação: sua identificação e as políticas de comunicação (NOMIC) (5h/a)
- Igreja e comunicação: Pastoral da comunicação – Diretrizes para o Brasil –
- A prática da comunicação na Palavra de Deus (5h/a)
- Liderança e Gestão da comunicação (5h/a)
- Metodologia da pesquisa 20h/a
Disciplinas práticas:
- realização de um laboratório, dentre os oferecidos (50h/a)