São Paulo – A Professora Dra. Alzirinha de Souza, docente do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), está entre os convidados para o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana, uma iniciativa conjunta da Graduação e da Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O evento, que acontece no contexto dos 60 anos de promulgação da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, e dos 11 anos de pontificado do Papa Francisco, tem como objetivo promover um espaço de reflexão interdisciplinar sobre a realidade urbana contemporânea. A ideia é qualificar a reflexão teológica e a ação pastoral da Igreja diante dos desafios emergentes do contexto urbano atual.
Com a perspectiva de contribuir para uma resposta atualizada da Teologia e da Pastoral aos desafios da evangelização na contemporaneidade, em preparação para o Jubileu da Esperança em 2025, o congresso reunirá estudiosos, acadêmicos e agentes pastorais para debater e compartilhar experiências.
O Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana ocorrerá entre os dias 4 e 6 de março, no Teatro do prédio 40 da PUCRS, com início às 9h. Um dos momentos destacados do evento será a conferência da Professora Alzirinha de Souza, agendada para o dia 4 de março, às 16h. Sob o tema “Os desafios da cultura digital para a Igreja no contexto urbano”, sua apresentação promete trazer reflexões instigantes sobre a interseção entre tecnologia, cultura e fé.
“Minha fala abordará a fundamentação teológica para a compreensão da linguagem fragmentada aceita pelas Redes Sociais e sua relação com o processo de Evangelização no mundo urbano, notadamente os realizados ou pretensamente realizados no ambiente digital” Comenta professora Alzirinha.
As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser realizadas através do site da PUCRS. Não perca a oportunidade de participar deste importante evento e contribuir para o enriquecimento da reflexão teológica e pastoral sobre a realidade urbana contemporânea.
Por: Arison Lopes, Comunicação Institucional ITESP.
Imagem: Reprodução | PUCRS