Professora Eliana Massih promove Aprendizado Baseado em Casos na disciplina de Aconselhamento Pastoral no ITESP

No Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), a inovação pedagógica tem sido uma constante, visando proporcionar aos alunos uma formação sólida e prática para os desafios da prática pastoral. Um exemplo notável é a abordagem da Professora Eliana Massih, responsável pela disciplina de Aconselhamento Pastoral, que recentemente aplicou a metodologia do Aprendizado Baseado em Casos para enriquecer a compreensão dos alunos sobre o aconselhamento e a interação com situações reais.

O Aprendizado Baseado em Casos é uma abordagem educacional que permite aos alunos aprenderem através da análise e discussão de casos reais, colocando-os no papel de solucionadores de problemas. Nesse contexto, a Professora Eliana Massih conduziu os alunos do 4º ano de teologia do ITESP por uma experiência única, dividindo-os em grupos para trabalhar com casos verídicos e situações diversas, relacionados à prática do aconselhamento pastoral.

A abordagem permitiu que os alunos aplicassem conceitos teológicos e éticos em situações concretas, promovendo a colaboração, o pensamento crítico e a empatia. A Professora Eliana observou como os alunos se engajaram de maneira notável nesse processo, trazendo suas origens culturais, formações congregacionais e emoções para a discussão dos casos. Ela enfatiza a importância de considerar tanto o contexto interno quanto externo das consciências morais e éticas dos alunos, permitindo um diálogo enriquecedor. Abaixo a conversa que a equipe de Comunicação do ITESP obteve com a professora:

ITESP: Como o método de Aprendizado Baseado em Casos enriqueceu a compreensão dos alunos sobre o Aconselhamento Pastoral? Você pode compartilhar alguma situação específica em que tenha visto os alunos se engajarem de maneira notável com essa abordagem?

Prof.a Eliana Massih: Decidi usar o método em função do pouco tempo da disciplina, por se inserir na área de Práxis Pastoral e ainda, por estarmos no último semestre do curso. Temos urgência de pastores/agentes pastorais capazes de escutar as demandas de um mundo em transição atuando numa Igreja que se propõe em saída. Precisamos de atores atentos e empáticos diante da dor dos que nos procuram para orientação. Entendo que é hora de aplicar o saber oferecido pela Teologia para aconselhar e evangelizar de modo empático e compassivo (Lucas, 24). Com esta metodologia cada aluno pôde expor suas opiniões baseadas em suas origens culturais, na formação oferecida por suas congregações de origem e nas emoções suscitadas pelo relato do caso. Assim trabalhamos o dentro e o fora de suas consciências morais e éticas. Contamos igualmente com o arcabouço fornecido pelas demais disciplinas da grade do ITESP.

ITESP: O Aprendizado Baseado em Casos muitas vezes promove a colaboração e o pensamento crítico. Como você observou os alunos interagindo e debatendo enquanto trabalhavam em grupos para elaborar aconselhamento para os casos apresentados? Houve algum resultado surpreendente ou abordagem inovadora que chamou a sua atenção?

Prof.a Eliana Massih: A adesão dos alunos foi imediata e se deu com a formação de pequenos grupos espontâneos de 3 ou 4 pessoas. Quando algo vai dar certo logo se nota pela expressão de alegria e curiosidade dos alunos. O que mais chamou minha atenção foi a diversidade das aberturas de escuta do caso. Os temas centrais se repetiram, mas não nortearam a discussão de cada grupo. Surgiram vieses que favorecem o encaminhamento do caso de modo a permitir a evangelização das pessoas da família em questão. Era exatamente este o objetivo já que aconselhar é evangelizar. O viés moral ficou em suspenso e cada grupo trouxe reflexões que envolviam ética, bioética, educação de filhos, preconceitos sociais, abusos de internet, machismo e feminismo. Quando nos reunirmos em painel as abordagens serão partilhadas incrementando o saber do grupo.

ITESP: Como você acredita que a aplicação prática dos princípios de aconselhamento em casos reais prepara os alunos para os desafios futuros na prática pastoral? Além disso, como você vê a continuação desse método beneficiando a formação dos futuros líderes religiosos no ITESP?

Prof.a Eliana Massih: Acredito que a formação de pastores neste momento da Igreja supõe presença concreta na realidade do mundo e que a espiritualidade se nutre da compreensão dos fatos presentes em nossa sociedade em transição. Esta abordagem também ajuda a perceber os excessos nas condutas e sintomas de quem busca ajuda.  Deste modo os futuros padres, freiras e agentes pastorais adquirem noções mínimas das psicopatologias. Estas são nada mais que os excessos de quaisquer emoções ou sentimentos comuns a todos nós humanos. Praticar a temperança traz saúde mental e espiritual. Conversar, refletir em grupo, escutar a visão do outro amplia a compreensão do caso e o autoconhecimento, que é uma ferramenta básica para ajudar o outro ser humano que sofre. Fomenta a empatia. Minimiza o julgamento. Humaniza o agente pastoral.

O uso do Aprendizado Baseado em Casos na disciplina de Aconselhamento Pastoral é um exemplo inspirador de como a educação teológica pode ser enriquecida com abordagens inovadoras e práticas. Ao proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos teológicos em situações reais, essa metodologia não apenas prepara os futuros líderes religiosos para os desafios da prática pastoral, mas também promove valores como empatia, colaboração e pensamento crítico.

A abordagem da Professora Eliana Massih destaca a importância de considerar tanto a dimensão interna quanto externa das consciências morais e éticas dos alunos, estimulando uma compreensão holística do aconselhamento pastoral. Além disso, ao proporcionar um espaço para a diversidade de perspectivas e abordagens, essa metodologia fomenta discussões enriquecedoras e a troca de experiências entre os alunos.

O ITESP continua a se destacar não apenas pela excelência acadêmica, mas também pelo compromisso de preparar seus alunos para atuarem de maneira ética, compassiva e eficaz como líderes religiosos em uma sociedade em constante evolução. O uso do Aprendizado Baseado em Casos na disciplina de Aconselhamento Pastoral é um exemplo tangível desse compromisso, demonstrando como a inovação pedagógica pode impactar positivamente a formação dos futuros agentes pastorais, capacitando-os a lidar com as complexidades do mundo moderno com compreensão e sabedoria.

Por: Arison Lopes, Comunicação Institucional ITESP

Imagem: Comunicação ITESP.

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