Professora Eliana Massih promove Aprendizado Baseado em Casos na disciplina de Aconselhamento Pastoral no ITESP

Professora Eliana Massih promove Aprendizado Baseado em Casos na disciplina de Aconselhamento Pastoral no ITESP

No Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), a inovação pedagógica tem sido uma constante, visando proporcionar aos alunos uma formação sólida e prática para os desafios da prática pastoral. Um exemplo notável é a abordagem da Professora Eliana Massih, responsável pela disciplina de Aconselhamento Pastoral, que recentemente aplicou a metodologia do Aprendizado Baseado em Casos para enriquecer a compreensão dos alunos sobre o aconselhamento e a interação com situações reais.

O Aprendizado Baseado em Casos é uma abordagem educacional que permite aos alunos aprenderem através da análise e discussão de casos reais, colocando-os no papel de solucionadores de problemas. Nesse contexto, a Professora Eliana Massih conduziu os alunos do 4º ano de teologia do ITESP por uma experiência única, dividindo-os em grupos para trabalhar com casos verídicos e situações diversas, relacionados à prática do aconselhamento pastoral.

A abordagem permitiu que os alunos aplicassem conceitos teológicos e éticos em situações concretas, promovendo a colaboração, o pensamento crítico e a empatia. A Professora Eliana observou como os alunos se engajaram de maneira notável nesse processo, trazendo suas origens culturais, formações congregacionais e emoções para a discussão dos casos. Ela enfatiza a importância de considerar tanto o contexto interno quanto externo das consciências morais e éticas dos alunos, permitindo um diálogo enriquecedor. Abaixo a conversa que a equipe de Comunicação do ITESP obteve com a professora:

ITESP: Como o método de Aprendizado Baseado em Casos enriqueceu a compreensão dos alunos sobre o Aconselhamento Pastoral? Você pode compartilhar alguma situação específica em que tenha visto os alunos se engajarem de maneira notável com essa abordagem?

Prof.a Eliana Massih: Decidi usar o método em função do pouco tempo da disciplina, por se inserir na área de Práxis Pastoral e ainda, por estarmos no último semestre do curso. Temos urgência de pastores/agentes pastorais capazes de escutar as demandas de um mundo em transição atuando numa Igreja que se propõe em saída. Precisamos de atores atentos e empáticos diante da dor dos que nos procuram para orientação. Entendo que é hora de aplicar o saber oferecido pela Teologia para aconselhar e evangelizar de modo empático e compassivo (Lucas, 24). Com esta metodologia cada aluno pôde expor suas opiniões baseadas em suas origens culturais, na formação oferecida por suas congregações de origem e nas emoções suscitadas pelo relato do caso. Assim trabalhamos o dentro e o fora de suas consciências morais e éticas. Contamos igualmente com o arcabouço fornecido pelas demais disciplinas da grade do ITESP.

ITESP: O Aprendizado Baseado em Casos muitas vezes promove a colaboração e o pensamento crítico. Como você observou os alunos interagindo e debatendo enquanto trabalhavam em grupos para elaborar aconselhamento para os casos apresentados? Houve algum resultado surpreendente ou abordagem inovadora que chamou a sua atenção?

Prof.a Eliana Massih: A adesão dos alunos foi imediata e se deu com a formação de pequenos grupos espontâneos de 3 ou 4 pessoas. Quando algo vai dar certo logo se nota pela expressão de alegria e curiosidade dos alunos. O que mais chamou minha atenção foi a diversidade das aberturas de escuta do caso. Os temas centrais se repetiram, mas não nortearam a discussão de cada grupo. Surgiram vieses que favorecem o encaminhamento do caso de modo a permitir a evangelização das pessoas da família em questão. Era exatamente este o objetivo já que aconselhar é evangelizar. O viés moral ficou em suspenso e cada grupo trouxe reflexões que envolviam ética, bioética, educação de filhos, preconceitos sociais, abusos de internet, machismo e feminismo. Quando nos reunirmos em painel as abordagens serão partilhadas incrementando o saber do grupo.

ITESP: Como você acredita que a aplicação prática dos princípios de aconselhamento em casos reais prepara os alunos para os desafios futuros na prática pastoral? Além disso, como você vê a continuação desse método beneficiando a formação dos futuros líderes religiosos no ITESP?

Prof.a Eliana Massih: Acredito que a formação de pastores neste momento da Igreja supõe presença concreta na realidade do mundo e que a espiritualidade se nutre da compreensão dos fatos presentes em nossa sociedade em transição. Esta abordagem também ajuda a perceber os excessos nas condutas e sintomas de quem busca ajuda.  Deste modo os futuros padres, freiras e agentes pastorais adquirem noções mínimas das psicopatologias. Estas são nada mais que os excessos de quaisquer emoções ou sentimentos comuns a todos nós humanos. Praticar a temperança traz saúde mental e espiritual. Conversar, refletir em grupo, escutar a visão do outro amplia a compreensão do caso e o autoconhecimento, que é uma ferramenta básica para ajudar o outro ser humano que sofre. Fomenta a empatia. Minimiza o julgamento. Humaniza o agente pastoral.

O uso do Aprendizado Baseado em Casos na disciplina de Aconselhamento Pastoral é um exemplo inspirador de como a educação teológica pode ser enriquecida com abordagens inovadoras e práticas. Ao proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos teológicos em situações reais, essa metodologia não apenas prepara os futuros líderes religiosos para os desafios da prática pastoral, mas também promove valores como empatia, colaboração e pensamento crítico.

A abordagem da Professora Eliana Massih destaca a importância de considerar tanto a dimensão interna quanto externa das consciências morais e éticas dos alunos, estimulando uma compreensão holística do aconselhamento pastoral. Além disso, ao proporcionar um espaço para a diversidade de perspectivas e abordagens, essa metodologia fomenta discussões enriquecedoras e a troca de experiências entre os alunos.

O ITESP continua a se destacar não apenas pela excelência acadêmica, mas também pelo compromisso de preparar seus alunos para atuarem de maneira ética, compassiva e eficaz como líderes religiosos em uma sociedade em constante evolução. O uso do Aprendizado Baseado em Casos na disciplina de Aconselhamento Pastoral é um exemplo tangível desse compromisso, demonstrando como a inovação pedagógica pode impactar positivamente a formação dos futuros agentes pastorais, capacitando-os a lidar com as complexidades do mundo moderno com compreensão e sabedoria.

Por: Arison Lopes, Comunicação Institucional ITESP

Imagem: Comunicação ITESP.

Deixe um comentário