Professores do ITESP participam da XXIV Assembleia da RIBLA no Equador e aprofundam estudo sobre hermenêuticas afro-americanas

Professores do ITESP participam da XXIV Assembleia da RIBLA no Equador e aprofundam estudo sobre hermenêuticas afro-americanas
Foto: Arquivo Maria Antônia

Entre os dias 25 e 29 de julho, três docentes do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP) marcaram presença na XXIV Assembleia da RIBLA (Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana), realizada em Quito, no Equador. Os professores Antônio Carlos Frizzo, Shigeyuki Nakanose e Maria Antônia Marques participaram do encontro que teve como tema central: “Hermenêuticas Afro-americanas”, com ênfase na África na Bíblia: caminho epistêmico.

O evento reuniu biblistas de toda a América Latina, Caribe e também da Alemanha, em um espaço de escuta, pesquisa e intercâmbio de perspectivas bíblicas desde os contextos afrodescendentes. Durante a assembleia, foi realizada uma análise profunda do Livro das Lamentações, buscando traços da presença africana no texto sagrado — com destaque para as conexões com o Egito e a Etiópia, territórios historicamente entrelaçados com o povo de Israel e com a tradição bíblica.

A presença dos professores do ITESP em um evento desse porte reforça o compromisso da instituição com uma formação teológica aberta, plural e conectada com as realidades históricas e sociais. A reflexão sobre a presença da África na Bíblia e as hermenêuticas afro-americanas amplia horizontes e impacta diretamente a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos, despertando neles a consciência crítica, o senso de justiça e o reconhecimento das múltiplas vozes que compõem a experiência cristã.

A participação na RIBLA também reafirma o lugar do ITESP como espaço de produção teológica comprometida com os clamores do tempo presente, em diálogo com as raízes culturais e históricas dos povos latino-americanos e africanos.

Por: Arison Lopes, Comunicação ITESP.

Foto: Arquivo Maria Antônia.